Para desenvolver a capacidade de observação dos alunos é necessário, portanto, propor desafios que os motivem a buscar os detalhes de determinados objetos, para que o mesmo objeto seja percebido de modo cada vez mais completo e diferente do modo habitual.
Existem dois modos de realizar observações: o direto que é aquele onde os alunos mantêm contato direto com os objetos de estudo e o indireto, onde a observação é realizado por meio de microscópio, telescópio, fotos, filmes ou gravuras.
Ainda que o professor selecione aspectos a serem observados, ofereça um roteiro de observação, ou proponha desafios, também é importante que uma parte das observações seja feita de modo espontâneo pelos alunos, seguindo seus próprios interesses, o que em geral ocorre naturalmente. É essencial que usufruam pessoalmente de passeios e filmes, fazendo suas próprias descobertas que poderão ser relatadas aos colegas e integrar o conjunto de conhecimentos desenvolvidos para o tema.
(Trechos retirados doPCN de Ciências Naturais)
(Trechos retirados doPCN de Ciências Naturais)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário! Saiba que ele é o combustível de novas postagens.