terça-feira, 10 de maio de 2011

Desenvolvendo habilidades ...

É de grande importância que o professor incentive o aluno a formular suposições e perguntas, pois esse procedimento permite conhecer as representações e conceitos intuitivos dos alunos, orientando o processo de construção de conhecimentos.
Observar, comparar, descrever, narrar, desenhar e perguntar são modos de buscar e organizar informações sobre temas específicos, alvos de investigação pela classe.
Cabe ao professor orientar os alunos sobre o que e onde observar, de modo que se coletem dados importantes para as comparações que se pretende, pois a habilidade de observar implica um olhar atento para algo que se tem intenção de ver.
As observações realizadas resultam em um conjunto de dados que são organizados por meio de desenhos e listas. Ao realizar registros os alunos têm a oportunidade de sistematizar os conhecimentos que adquiriram.
É necessário considerar que as descrições e explicações que os alunos conceberão a cada investigação proposta serão realizadas, inicialmente, com a utilização de seu próprio vocabulário, que deverá aperfeiçoar-se ao longo dos trabalhos, embora não se deva exigir a utilização da nomenclatura científica em sua complexidade.
A coleta de informações pode ser feita pela observação de figuras, leituras de pequenos textos realizados pelo professor, experimentação, ou ainda por meio de filmes e de contato com pessoas que saibam sobre o assunto investigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! Saiba que ele é o combustível de novas postagens.