segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Situação de Aprendizagem

Olá Pessoal,




Conforme combinamos sábado ... é necessário que vcs postem suas situações de aprendizagem para que eu possa criar uma nova enquete.



Para postar é necessário:


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Boa Semana.






Abs,


Andrea

Um comentário:

  1. PLANO DE AULA - MEIOSE

    Tempo previsto: 4 aulas

    Público alvo: 2º ano do Ensino Médio

    Objetivos:
    Evidenciar etapas mais importantes da meiose mais importantes relacionados à transmissão das características hereditárias,
    tais como:
    I) emparelhamento e segregação (separação) dos cromossomos de origem materna e paterna que formam cada par de cromossomos homólogos;
    II) segregação independente dos cromossomos não homólogos;
    III) paralelismo entre o comportamento dos cromossomos na meiose e a segregação dos alelos de um mesmo gene e daqueles de genes localizados em cromossomos não homólogos.

    Habilidades:
    - Conceituar gene, alelo, homozigoto, heterozigoto, dominante, recessivo, genótipo e fenótipo;
    - Identificar e caracterizar os principais eventos que ocorrem na meiose;
    - Identificar e caracterizar o paralelismo entre o comportamento dos cromossomos na meiose e o dos genes na formação dos gametas

    Recursos:
    - Linhas coloridas de lã;
    - espirais de cadernos velhos coloridas;
    - Projetor;
    - Fita adesiva colorida;
    - Lousa e giz;
    - Kit Construindo as moléculas da vida;
    - Máquina fotográfica ou celular;
    - Massa de modelar.

    Estratégias:
    1ª aula - Desafiar os alunos a separar os pares de fios de lã coloridos de10cm, emaranhados. Os fios de lã representam neste momento, a cromatina. Eles devem perceber a dificuldade de separação (segregação), pois, estão “desorganizados”. Neste momento deve-se introduzir o assunto e explicar os conceitos importantes sobre a genética como, por exemplo, cromatina e cromossomos.

    2ª aula - Relembrar a principal função da mitose e explicar a meiose. Apresentação do vídeo http://www.youtube.com/watch?v=nXg-WunKFQ0&feature=related.

    3ª aula - Atividade prática de representação de cromossomos e genes utilizando espiral de caderno e o Kit. Os alunos deverão elaborar com o material proposto, elaborar representação das etapas da meiose e componentes com a orientação do professor. Grupos de cinco alunos.
    4ª aula – Exposição e explicação do kit.

    Avaliação:
    Será avaliada a participação do aluno e o esquema produzido pelo grupo para representar a meiose.

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