Olá Pessoal,
Conforme combinamos sábado ... é necessário que vcs postem suas situações de aprendizagem para que eu possa criar uma nova enquete.
Para postar é necessário:
- fazer o login;
- clicar e nova postagem;
- copiar o texto de sua situação digitada no word
- colar no espaço em branco da nova postagem
- publicar.
Boa Semana.
Abs,
Andrea
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
PLANO DE AULA - MEIOSE
ResponderExcluirTempo previsto: 4 aulas
Público alvo: 2º ano do Ensino Médio
Objetivos:
Evidenciar etapas mais importantes da meiose mais importantes relacionados à transmissão das características hereditárias,
tais como:
I) emparelhamento e segregação (separação) dos cromossomos de origem materna e paterna que formam cada par de cromossomos homólogos;
II) segregação independente dos cromossomos não homólogos;
III) paralelismo entre o comportamento dos cromossomos na meiose e a segregação dos alelos de um mesmo gene e daqueles de genes localizados em cromossomos não homólogos.
Habilidades:
- Conceituar gene, alelo, homozigoto, heterozigoto, dominante, recessivo, genótipo e fenótipo;
- Identificar e caracterizar os principais eventos que ocorrem na meiose;
- Identificar e caracterizar o paralelismo entre o comportamento dos cromossomos na meiose e o dos genes na formação dos gametas
Recursos:
- Linhas coloridas de lã;
- espirais de cadernos velhos coloridas;
- Projetor;
- Fita adesiva colorida;
- Lousa e giz;
- Kit Construindo as moléculas da vida;
- Máquina fotográfica ou celular;
- Massa de modelar.
Estratégias:
1ª aula - Desafiar os alunos a separar os pares de fios de lã coloridos de10cm, emaranhados. Os fios de lã representam neste momento, a cromatina. Eles devem perceber a dificuldade de separação (segregação), pois, estão “desorganizados”. Neste momento deve-se introduzir o assunto e explicar os conceitos importantes sobre a genética como, por exemplo, cromatina e cromossomos.
2ª aula - Relembrar a principal função da mitose e explicar a meiose. Apresentação do vídeo http://www.youtube.com/watch?v=nXg-WunKFQ0&feature=related.
3ª aula - Atividade prática de representação de cromossomos e genes utilizando espiral de caderno e o Kit. Os alunos deverão elaborar com o material proposto, elaborar representação das etapas da meiose e componentes com a orientação do professor. Grupos de cinco alunos.
4ª aula – Exposição e explicação do kit.
Avaliação:
Será avaliada a participação do aluno e o esquema produzido pelo grupo para representar a meiose.